derekbittencourt@dgabc.com.br
@_stopandgo
Pit Stop de Mark Webber na Malásia: recorde ou manobra apaziguadora? |
Possivelmente a fim de pôr de uma vez por todas panos quentes e deixar para trás toda a polêmica envolvendo seus pilotos pela situação de desobediência e desaprovação praticamente unânime na ultrapassagem de Sebastian Vettel e Mark Webber, a Red Bull divulgou nesta quarta-feira que justamente durante o Grande Prêmio da Malásia, quebrou um recorde que passou desapercebido pela transmissão oficial - e inclusive pelos dados e estatísticas tão precisas - da Fórmula 1: o de pit stop mais rápido da categoria.
Até então, a marca mais rápida - desde que os pilotos entram nos boxes apenas para realizar troca de pneus e não mais fazer o reabastecimento - era (ou oficialmente ainda é) da McLaren, que em 2011, durante o GP da Alemanha realizou a parada de Jenson Button em 2s31. No entanto, na etapa malaia disputada há pouco mais de uma semana, a escuderia austríaca quebrou tal tempo em cinco dos oito pit stops que seus pilotos fizeram durante a prova.
Segundo nota no site oficial da Red Bull, alcançou os incríveis 2s05 para liberar Mark Webber de volta à pista em sua segunda troca de pneus, na 19ª volta. Isso porque na primeira parada tanto do australiano quanto do companheiro alemão já havia cravado a marca de 2s13. O terceiro e quarto pit stops de Webber também tiveram marcas próximas: 2s21 e 2s26, consequentemente.
A justificativa da equipe para tal acontecimento ter passado desapercebido - mesmo que improvavelmente por cinco vezes na mesma corrida -, é que as próprias escuderias têm em suas telemetrias as marcações mais precisas possíveis em comparação à cronometragem feita pela televisão que é instantaneamente divulgada pela transmissão da corrida.
Sinceramente, a equipe austríaca já tinha tais dados desde o fim da etapa malaia do calendário 2013 da Fórmula 1. Mas, em meio à confusão criada entre seus pilotos, esperou dez dias para anunciar um recorde que, quer queira quer não, é algo a ser destacado com ênfase. Desta forma, cabe a pergunta: o recorde é efetivo ou apenas uma manobra para apaziguar os ânimos nos Touros Vermelhos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, críticas, sugestões...