sexta-feira, 26 de abril de 2013

Testes de pré-temporada da F1 podem começar em janeiro, diz revista - finalmente

Marcelo Monegato
marcelomonegato@dgabc.com.br
@caixadebrita


Os testes de pré-temporada da Fórmula 1 podem começar mais cedo. De acordo com reportagem publicada na revista britânica 'Autosport', a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) estuda a possibilidade de os carros irem para a pista no final de janeiro, e não mais somente a partir de fevereiro, como determina o regulamento.

Um dos motivos para tal modificação na regra é a significativa mudança de motores que acontecerá em 2014, passando dos atuais 2.4 V8 para blocos menores V6 de 1,6 litro sobrealimentados com turbo. Estes propulsores novos deverão passar por longos testes de durabilidade. Atualmente Mercedes-Benz, Renault e Ferrari são as únicas fabricantes de motores da F1.

As pistas espanholas de Jerez de la Fronteira e Catalunha, continuariam sendo a casa da F1 no inverno, mas uma pista no Oriente Médio - Bahrein, Catar ou Abu Dhabi - deverá ser escolhida também para sediar a pré-temporada.

Vejo a decisão como acertada. É fundamental as equipes testarem seus carros e não apenas simularem situações no computador por meio de avançados softwares. Até agora, passadas quatro etapas do Mundial de F1, as escuderias ainda estão perdidas em relação ao acerto dos carros e não entenderam o comportamento dos pneus. E quando obtiverem total conhecimento dos carros e dos seus 'sapatos', já estará na hora de trabalhar no projeto da temporada seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas, sugestões...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...