terça-feira, 23 de abril de 2013

Vencedor em Long Beach, Takuma Sato
celebra ter feito história na Fórmula Indy

Dérek Bittencourt
derekbittencourt@dgabc.com.br
@dekones

Takuma Sato celebra a primeira vitória japonesa na Fórmula Indy 

Quem se lembra de Takuma Sato a bordo de um Fórmula 1 pode ter diversas opiniões sobre o japonês. De barbeiragens a boas atuações, nas quais sempre demonstrava seu ímpeto e o quão aguerrido é, a cada corrida tinha seus minutos sob os holofotes a bordo de seu Honda, BAR ou Super Aguri. Porém, quando tal instinto era excessivo, seu destino era certo: muro ou caixa de brita e o consequente abandono. Hoje em dia na Fórmula Indy, no domingo tornou-se o primeiro piloto do Japão a conquistar uma vitória na categoria, ao chegar na primeira colocação do Grande Prêmio de Long Beach.

Japonês a frente do pelotão em Long Beach
E é com o moral elevado que Sato chega a São Paulo nos próximos dias para a disputa da etapa brasileira da Indy, entre os dias 2 e 4 de maio no Circuito do Anhembi. Aliás, o japonês foi terceiro colocado na prova de 2012, após grande exibição. "Foi perfeita a corrida, para ser bem honesto. A equipe foi tremenda. Chamou para os pit stops na hora certa, a potência estava total e me senti confortável dentro do carro para mandar ver. Foi um super trabalho da equipe nas paradas dos boxes, principalmente após as falhas nas duas provas anteriores. Conseguimos administrar os dois tipos de pneus muito bem e conseguimos conservar o combustível nas horas certas. Tudo estava sob controle e tive de administrar para que não acontecessem azares ou erros", destacou o piloto da Foyt, que chegou aos 93 pontos, na vice-liderança do Mundial - seis atrás do brasileiro e líder Helio Castroneves, com 99.

Sato ainda exaltou o fato de ter feito história ao ser o primeiro de seu país a alcançar a primeira posição em uma prova da categoria norte-americana. Aliás, segundo ele, a vitória foi um presente ao povo japonês, que horas antes sofrera com forte abalo sísmico. "Esta foi uma grande notícia para os japoneses. O Japão teve um período difícil após o terremoto e estou realmente feliz em dar a todos eles uma boa notícia", concluiu.

Takuma Sato em ação ainda na Fórmula 1, pela extinta equipe BAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas, sugestões...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...