derekbittencourt@dgabc.com.br
@_stopandgo
Alonso deixou a prova após bico do carro desprender-se |
O fim de semana na Malásia desenhou-se como promissor para a Ferrari após o treino de classificação, no sábado, quando conseguiu classificar Felipe Massa e Fernando Alonso no segundo e terceiro postos, respectivamente. Mas tudo isso terminou nas primeiras curvas do GP disputado em Kuala Lumpur. O espanhol tocou o bico de seu carro na traseira de Sebastian Vettel, danificou a asa dianteira esquerda e por erro dele e da escuderia italiana, deixou a prova prematuramente. Já o brasileiro teve problemas com a adaptação dos pneus médios ainda na primeira volta e caiu para a sexta posição, dando praticamente adeus à luta pelo pódio. Depois da corrida, as três partes justificaram os insucessos na pista malaia.
"Para ambos os pilotos, a parte inicial da corrida afetou o resultado final, o que realmente é uma pena, porque o início (do fim de semana) foi muito promissor", destacou o diretor técnico Pat Fry.
Sobre o incidente com Alonso, o dirigente assumiu que a equipe errou em manter o espanhol na pista por mais tempo - o que culminou com a quebra do bico do carro, que se soltou, foi para debaixo do assoalho do carro e o piloto perdeu o controle, deixando a prova. A intenção da escuderia era mantê-lo por mais algumas voltas para trocar o equipamento danificado quando necessitasse iminentemente alterar também os pneus para pista seca.
"Nós sabíamos que a asa dianteira foi danificada, mas o carro ainda parecia ser competitivo e decidimos correr o risco de ficar na pista. Definitivamente poderíamos ter sido seguros e o chamado, mas assim teria caído para atrás de todos e com pneus de chuva, e perderia ainda mais terreno com a próxima parada, para colocar pneus para seco. Em retrospectiva, pode-se dizer que o risco não valeu a pena", admitiu Fry, que teve decisão e responsabilidade compartilhadas por Alonso. "O dano pareceu não afetar tanto o carro e decidimos, com a equipe, em permanecer na pista. É fácil criticar a decisão agora, mas na hora, parecia a certa", disse. "Tivemos azar", completou.
Já na visão de Felipe Massa, a má condição dos pneus no início da prova o fez cair tanto - perdeu quatro posições em quatro curvas. "O maior problema no começo da corrida foi o 'macarrãozinho' que eu tinha nos pneus. Perdi muitas posições por causa disso e muito tempo em comparação aos demais ponteiros, talvez 0s3 por volta. No seco eu estava bem e não fosse o problema no início da prova talvez eu tivesse chance de lutar pelo pódio. Claro que quando você começa em segundo e termina em quinto, não pode dizer que está feliz. Sempre espera lutar pelo pódio, mas se ver por aquilo que aconteceu no começo, então poderia ter sido até pior", comentou o brasileiro.
Felipe Massa teve problemas com adaptação dos pneus no início da prova |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, críticas, sugestões...