domingo, 17 de março de 2013

Opinião: Se deu bem quem alcançou melhor equilíbrio para menor consumo de pneus


Dérek Bittencourt
derekbittencourt@dgabc.com.br
@_stopandgo

A primeira etapa da temporada 2013 da Fórmula 1 mostrou que os pneus fornecidos pela Pirelli terão papel fundamental durante o ano. A dobrada equipe/piloto que alcançar o melhor equilíbrio do carro para, consequentemente, ter menos desgaste dos pneus. E isso ficou evidente na vitória do finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus. Alcançando uma perna longa com os compostos supermacios - foi o que melhor soube utilizá-lo, afinal houve quem realizasse a primeira parada para troca na quarta volta -, fez uma parada a menos do que os adversários, manteve o bom ritmo com pneus médios e completou o Grande Prêmio da Austrália na primeira colocação.

Mas não foi apenas o bom desempenho da Lotus que impressionou. O que se viu no circuito de Albert Park, em Melbourne, foi um Felipe Massa mais arrojado desde a largada, como há muito não se via. A forma como pulou da quarta para a segunda colocação e segurou o ímpeto de Fernando Alonso, demonstrou que o brasileiro aos poucos recupera a boa forma. 

O que ficou como dúvida foi se a Ferrari mais uma vez agiu em favorecimento do espanhol, que foi chamado com duas voltas de antecedência com relação a Massa para o segundo pit stop e, com pneus novos, ganhou sua posição. No entanto, após a corrida o próprio piloto tupiniquim explicou - com semblante nada satisfeito - que foi uma decisão entre ele e a equipe em retardar a parada nos boxes.

O favorito Sebastian Vettel fechou o pódio na terceira posição e pela forma como desenvolveu sua corrida, ficou no lucro, afinal Felipe Massa mostrou que tinha mais carro que o alemão da Red Bull. O anfitrião Mark Webber salvou uma largada desastrosa - caiu de segundo para sétimo - com boas ultrapassagens no fim e alcançando o sexto posto, pouco atrás de Lewis Hamilton, que acabou prejudicado pela tática da Mercedes.

O grande fiasco ficou por conta da McLaren. Com um consumo exorbitante dos pneus, Jenson Button foi apenas o nono, enquanto o recém-contratado mexicano Sérgio Perez completou na 11ª posição. Por outro lado, destaque para o bem equilibrado - dentro de suas limitações - carro da Force India, que liderou boa parte da prova com Adrian Sutil, e levou seus dois carros à zona de pontuação (Sutil foi o sétimo e Paul di Resta o oitavo).

Sem grandes mudanças em relação ao carro do ano passado, o que pode se esperar para o ano, tendo como primeira impressão a corrida australiana é que o Kers e a asa móvel seguirão provendo muitas ultrapassagens, desde as escuderias ponteiras até as nanicas - a briga entre os estreantes Giedo van der Garde (Caterham) e Max Chilton (Marussia) pela 17ª colocação logo a frente do vice-líder Fernando Alonso foi algo sensacional!

Que venha logo o Grande Prêmio da Malásia, marcado para o próximo fim de semana, em mais algumas madrugadas que prometem muita velocidade!

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